quarta-feira, 28 de abril de 2010

Redes Sociais e o Homem das Cavernas

Quando começamos um projeto como o de um blog, o grande desafio é escolher o assunto que irá ser abordado no dia. E como este é o primeiro tema que vou dividir com vocês, nada melhor como relacionar o presente (e começo do futuro) com o passado. E, entre nós, um passado muito distante como o da Pré-História.
Muitos já devem estar me chamando de louco, pois quero identificar alguma semelhança entre homens das cavernas e as redes sociais que são a febre do momento. Porém, o segredo da comunicação não é só elaborar layouts ou planejamentos, e sim, entender como fazer, de onde vem as coisas e levitar pra pirar o cabeção. E com este próximo argumento, quero mostrar que os costumes são os mesmos, o que muda, na realidade, são as ferramentas de comunicação.
Quando o homem da Pré-História queria se manifestar, ele desenhava seu dia-a-dia, sua comunidade para outros homens dentro da caverna. Resumidamente, ele procurava transpor ideias para ser único, ou seja, criar e explorar sua identidade, marca pessoal. Não mais do que isso, quando postamos textos e vídeos em nossos blogs, no orkut, twitter, formspring, entre outros, exploramos nosso interior e demonstramos isso para um certo público. Ao pensar dessa maneira, temos a prova de que a mecânica é a mesma, porém, as ferramentas são outras. E compreender que as coisas não são feitas do nada, em nossa área, são passos à frente pra entender que a criatividade é, realmente, 99% de transpiração e apenas 1% de inspiração.

Rafa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário