Gostaria de pedir mil desculpas para o pessoal conectado no p@po por não postar durante esta semana. Um dos clientes que atendo exigiu uma grande concentração na agência, o que me custou muito tempo, porém, a partir disso, tive a ideia do post de hoje.
Meu cliente atua no setor automobilístico, uma das áreas mais disputadas no mercado brasileiro. E devido a isso, o planejamento e criatividade em cima de uma campanha e ação para este tipo de cliente deve ser perfeitamente desenvolvidos. Este ano, mais exato no mês de março, o IPI voltou ao normal, esfriando o mercado - o que não acontecia desde o final de 2008. Durante este tempo todo que o IPI estava reduzido, recordes de vendas na história do país aconteceram e a disputa para ver quem vendia mais era algo maravilhoso de se acompanhar - pelo menos para quem faz parte deste ramo. Porém, com o término da redução do IPI, o mercado abriu portas para o desaceleramento das vendas, como já dito. Aí vem a pergunta: Como a comunicação pode reverter este cenário para as concessionárias sentirem menos o impacto das quedas de vendas ou nem sentirem?
A oportunidade que vejo dentro do varejo é imensa. É uma área que deve ser muito explorada por todos que trabalham com comunicação. Desenvolver algo diferente e que conversa de igual para igual com seu público é tarefa difícil. É onde a criatividade e a eficiência devem se encontrar. Muitas marcas confundem quantidade com qualidade e enchem suas estratégias de super condições para levar o consumidor às suas lojas mas esquecem do principal: trabalhar a própria imagem, seu institucional. Não pense que entro em contradição dizendo que o varejo é importante e depois, o institucional também. Os dois, bem alinhados, trazem reconhecimento para a marca. O varejo, com boas ofertas, que traz vantagens ao consumidor oferece retorno garantido e muito rápido, porém, o consumidor só levará o produto e falará bem dele para outros se tiver confiança nele, o que se trabalha no institucional. Por isso é importantíssimo que, quando for desenvolver algo para seu cliente - independente do setor que ele atua - trabalhe esses dois lados que muitos ainda desenvolvem só um ou só outro.
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