quarta-feira, 26 de maio de 2010

5 consequências da evolução das redes sociais para o marketing

Hoje, li um artigo sobre redes sociais no pontomarketing.com que achei muito interessante e resolvi mostrar pra vocês na íntegra.
Mais do que nunca, o texto aponta a importância das empresas obterem um profissional de marketing que pense digitalmente.


Por Camila Carrano
As redes sociais estão aumentando diariamente sua importância e os impactos causados por elas estão cada vez maiores. É um fenômeno que está longe de terminar, existindo ainda um bom percurso de crescimento muito grande pela frente. Para as empresas, além de ser uma grande oportunidade de negócios, também é um grande desafio.

Pelo fato das redes fornecerem vários canais de comunicação, ela se torna um pouco mais complexa, ainda mais pela velocidade que a informação corre por esses canais. A falta de controle desses meios acaba por assustar muitos empresários. Essa (r)evolução dos meios de comunicação social traz conseqüências significativas para as pessoas.

A web social é uma evolução natural na qual as pessoas estão conectadas com outras online em modos one-to-one (um para um), one-to-many (um para muitos) e many-to-many (muitos para muitos), gerando as cinco evoluções indicadas por J.P. De Clerck no Social Email Marketing, que podem ser vistas abaixo (em inglês):





1. O aumento dos canais de comunicação: um fluxo interminável de conversas e conteúdo

Com a internet, a visibilidade do que as pessoas estão falando sobre as marcas e empresas se torna bem maior. É por isso que é tão importante participar dessas conversas, e interagir com os públicos. É também um dos motivos para os empresários priorizarem a reputação como estratégia nos planos de comunicação.

2. As pessoas estão se tornando uma parte do processo de comercialização

O fato das pessoas gostarem de compartilhar informações através de suas redes sociais está se tornando um elemento integrante no processo de marketing. Uma das tarefas do marketing é identificar os influenciadores de opinião e manter vínculos com eles. Quanto mais os clientes forem influentes, melhor para a equipe de vendas da empresa.

3. Marketing tem se expandido para um diálogo

As pessoas falam através de diversos meios e canais. Elas não são mais passivas às informações, pois participam ativamente das conversas com a marca e esperam que estas sejam reais e transparentes. Para algumas empresas, isso requer uma grande mudança em sua forma tradicional de pensar o marketing e a comunicação. O diálogo é necessário e deve ter seu valor nos planos de comunicação.

4. O processo de aquisição e compras foi alterado

Consumidores buscam informações on-line antes de comprar produtos e serviços. Visitam sites, comparam com concorrentes, buscam opinião de outros consumidores e possuem esse acesso muito mais rápido do que antigamente. O desafio está em acompanhar todas essas marcas digitais que possuem na internet e acompanhar os clientes em seus processos de compra.

5. Maior importância na melhoria das relações com os clientes existentes

Através do poder divulgação boca a boca, redes sociais e recomendações online, há um entendimento crescente de que a concentração nos clientes já existentes é muito mais que apenas uma questão de cliente “manutenção”. Quando isso acontece, os melhores vendedores são estes clientes ultra-leais e satisfeitos. Reputação é quase igual a vendas.


Assim vemos que com toda essa mudança não é mais uma escolha ter o marketing nas mídias sociais, mas sim uma obrigação. É necessário sempre lembrar da voz dos clientes, histórias verdadeiras, canais de interações, valor no conteúdo e serviços oferecidos e principalmente na reputação, que é proveniente de todas as ações corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário