segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os ensinamentos que a "Chuva de Twix" nos deu

Era pra ser uma das ações mais divertidas e criativas do ano - e foi. Mas poderia ter um final feliz. A "Chuva de Twix", que aconteceu no último domingo, na Avenida Paulista em São Paulo, acabou deixando seus consumidores-fãs - se assim posso chamá-los - um pouco tanto desanimados com a ação, pois o número de chocolates não comportou todas as pessoas que ali compareceram. Mas o papo de hoje não vai falar sobre o que todo mundo leu durante o dia. Quero ir um pouco mais fundo na discussão.
Quais são as conclusões e ensinamentos que podemos tirar disso?
A internet é um monstro que acaba de nascer como aliada da comunicação. Através dela - e apenas com ela - o Twix uniu seu público para o evento. E olha que foram muitas, mas muitas pessoas que compareceram na Avenida Paulista para participar da ação. Além disso, por mais que o encerramento não tenha deixado o público satisfeito, isso aconteceu, pois o número de pessoas que chegaram para a ação foi maior do que o esperado pelos organizadores.
Ensinamentos, podemos tirar de monte. Quando vamos apresentar uma proposta como esta para o cliente, é muito importante termos um plano B. E quem sabe, até um C. Devemos pensar em todas as situações que podem acontecer e variáveis das quais não temos controle como o clima, atraso do público ou quem sabe, até a falta ou superlotação dele. A mecânica da ação deve ser impecável e a logística, nem se fale. A falha que vejo no que aconteceu ontem foi justamente esta, a logística. O número de produtos não comportou o número de pessoas ali, esperando por uma mega ação.

Já como ponto positivo, a empresa deu um grande exemplo de cidadania quando, no fim da ação, reuniu sua equipe e retirou todo o lixo da rua causado pela "chuva".

Do que vi no twitter hoje, será necessário um grande esforço para que a imagem da empresa não perca a credibilidade com seu consumidor. Nada que a boa e velha comunicação bem planejada não possa conquistar novamente, pois são com atitudes como esta última como a que acabei de citar onde empresas pensam no meio ambiente que marcas voam alto para o sucesso.

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